
Nesta sexta-feira (17), a culinária baiana foi enaltecida no jornal francês Le Figaro. Após viagem a Salvador, o jornalista Sébastien Lapaque, especializado em gastronomia, conheceu de perto o trabalho realizado nos restaurantes Origem e Boia, resultado em uma reportagem especial. Sobre a capital baiana, Lapaque a descreveu como “uma Roma negra, mística, atlântica, apimentada, mestiça, atravessada por sonhos, transes, loucuras”. O jornalista ainda destacou os ingredientes e texturas da cozinha afro-brasileira.
“Unanimemente celebradas, as qualidades humanas de Fabrício Lemos e da chef confeiteira Lisiane Arouca, e sua autenticidade diante das convenções, encontram-se em pratos deliciosos com sabores exóticos para o viajante europeu, notadamente os frutos do mar regionais (sarnambi, maçunim, mapé, sururu, etc.)”, afirmou o especialista sobre o Origem.
Sébastien Lapaque destaca que no Boia, restaurante do chef Kaywa Hilton, “os peixes servidos (…) são mantidos em uma câmara de maturação projetada para realçar os sabores iodados e proteger melhor os recursos marinhos”, e ainda celebra a amizade e admiração entre os chefs – tão importante para impulsionar cada vez mais a cena gastronômica local.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify