Explosão em caixas e o governador Rui Costa. Foto: Reprodução.

Na noite desta segunda-feira (04), mais uma agência bancária foi atacada na Bahia. O crime ocorreu na cidade de Chorrochó, após uma outra explosão que aconteceu em um caixa do Mercado Municipal de Itaparica, no último sábado (02). De acordo com o Sindicato dos Bancários, esse é o 40º ataque a instituições financeiras no estado e o número já é 135% maior do que os 17 ataques do tipo, registrados durante todo o ano de 2020. 

Além de preocupar os bancários, a população também teme pela sua segurança. Embora estes tenham sido casos sem vítimas, o descaso com a segurança desses estabelecimentos reverbera no governador Rui Costa, que além de não se pronunciar quanto ao aumento de crimes desse tipo no estado, não apresenta nem ações e nem soluções para a crescente de números que põem a Bahia com os piores índices de insegurança do país.

A Bahia, por exemplo, atualmente é o segundo estado com maior taxa de morte violenta intencional a cada 100 mil habitantes (44,9). A informação é do Anuário da Segurança Pública, divulgado em julho deste ano, e que reúne o número de mortes violentas, de crimes contra o patrimônio e de armas em circulação, entre outros indicadores em todo o país, em 2020.