Reunião no MPBA para definir critérios de festejos juninos e transparência. Foto: Humberto Filho

Municípios baianos que estão em estado de emergência, ou que vierem a decretá-lo, poderão realizar investimentos com festejos juninos desde que atendam a critérios específicos. As condições foram estabelecidas em Nota Técnica conjunta editada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) e Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TMC), assinada em reunião na última terça-feira (29). Os critérios são quanto à saúde financeira, à utilização dos recursos repassados em razão da calamidade pública e ao impacto orçamentário-financeiro do evento festivo.

Segundo a Nota Técnica, os municípios em estado de emergência não poderão utilizar para financiar os festejos os recursos federais e estaduais repassados por conta da calamidade pública; deverão elaborar e apresentar estudo técnico que embase a realização dos festejos, com projeção detalhada do impacto orçamentário-financeiro, com estimativas de despesas e receitas e análise de viabilidade e sustentabilidade fiscais; e evitar solicitar ao legislativo municipal suplementação orçamentária para realização da festa.

Além disso, o encontro alinhou o funcionamento do Painel da Transparência dos Festejos Juninos deste ano e atualizou as orientações técnicas previstas para contratação de atrações artísticas. A Nota orienta que todos os municípios baianos, independentemente de realizar ou não festas juninas, prestem informações ao Painel. Todos que colaborarem, ainda que para registrar que não realizarão festas, receberão o Selo da Transparência.

“O Painel visa à prevenção ao dano ao erário e traz ao cidadão a possibilidade de maior controle social, da informação circular de forma antecipada, do gestor público ter uma visão macro das despesas de cada município com as atrações, além de permitir à população, ao cidadão, saber onde cada atração vai tocar. É um ciclo completo de fortalecimento do São João”, disse o procurador-geral de Justiça Pedro Maia.

Pedro Maia. Foto: Humberto Filho

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify