
A frase cantada por Wesley Safadão, “Vida de casado é boa, só perde pra de solteiro”, está sendo refletida na mudança de perfil da população brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de solteiros no país já ultrapassa o de casados com cerca de 81 milhões de pessoas solteiras, contra 63 milhões de casadas. A tendência impulsiona o crescimento do chamado ‘mercado single’, que movimenta desde o setor alimentício, imobiliário até o de bebidas.
Com foco em praticidade, individualização e liberdade de escolha, o consumo está voltado para produtos funcionais e descartáveis, prezando cada vez mais por conveniência, preço e práticas mais saudáveis. Consequentemente, o novo hábito também se reflete na forma como o brasileiro consome bebidas alcoólicas.
Segundo levantamento do Datafolha, 49% dos brasileiros com 18 anos ou mais têm o hábito de consumir esse tipo de produto. A frequência é variada: 3% consomem de cinco a sete vezes por semana, outros 3% de três a quatro vezes, 20% de uma a duas vezes por semana, 10% a cada 15 dias e 13% com menos frequência, como uma vez por mês ou menos.
A tendência é de que até 2030, de acordo com levantamento da Euromonitor International, cerca de 23,4% dos lares serão habitados por uma única pessoa em todo o mundo. No Brasil, 15,9% dos domicílios já eram habitados por um morador, ou moradora, em 2022, segundo o IBGE.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify