Ricardo Ishmael. Foto: Magali Moraes.

O escritor e jornalista Ricardo Ishmael lançará seu segundo livro infantojuvenil, após a obra “A Princesa do Olhinho Preguiçoso” (2020) – que hoje concorre ao 63º prêmio Jabuti –. O lançamento de O Menino de Asas Invisíveis” (40p.) está marcado para o dia 6 de agosto, às 19h, em live no Instagram do autor, que contará com a participação do ilustrador e de outros convidados. As ilustrações foram criadas por George Lopes, que utilizou a técnica da pintura manual e digitalização dos desenhos. Quem escreveu o texto de apresentação foi a professora e escritora Mabel Velloso. O projeto editorial é da Mojubá Editora.

Criado pela Bisa Bargé, a centenária bisavó que “tem cheiro de alecrim e sabe de todas as coisas”, o personagem principal, Hadouk, viaja na imaginação até chegar à Terra Mãe, ao continente dos seus antepassados.  Asas que surgem misteriosamente levam o pequeno herói à África, e o colocam diante da sua própria história. Hadouk descobre que é descendente de reis e rainhas africanos, de um povo guerreiro que viveu em paz e harmonia até a chegada de traficantes de pessoas.   

A ideia central do livro, segundo Ricardo Ishmael, “é trazer a perspectiva de uma criança sobre a história do seu povo, e, portanto, a sua própria história, marcada por lutas, resistência e solidariedade”. Para o autor, o fundamental é fazer com que “todas as crianças, especialmente as negras, se reconheçam no personagem Hadouk, um menino apaixonado pela África e por todas as referências de mundo que vêm dela”.

O Menino de Asas Invisíveis. Foto: Divulgação.