Rosa-Weber-Anota-Bahia
Rosa Weber. Foto: Nelson Jr.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, citou nesta quinta-feira (1º), em Brasília, a falta de mulheres na composição dos tribunais superiores. A declaração foi feita durante encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, que foi recepcionado na sede da Corte.

Durante conversa com a comitiva finlandesa, a ministra foi perguntada pelo presidente visitante sobre a presença de mulheres no Judiciário brasileiro e respondeu que somente três mulheres assumiram uma cadeira na história do STF, situação diferente em relação à primeira instância.

“No Brasil, nós temos muitas mulheres na base da magistratura. Nos tribunais superiores, o número é ínfimo”, afirmou. Além dela, a ministra Cármen Lúcia também compõe o STF. A primeira ministra do Supremo foi Ellen Gracie, aposentada em 2011 e nomeada por Fernando Henrique Cardoso.

Ontem mesmo, foi indicado pelo presidente Lula, a uma cadeira no STF, o advogado Cristiano Zanin Martins, que advogou para o político nos processos da Operação Lava-Jato. Ele é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

*Com informações da Agência Brasil.

Cristiano Zanin. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.