Rui Costa. Foto: Reprodução.

O govenador do estado da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (30), durante uma transmissão em uma de suas mídias sociais, que será possível retomar as aulas presenciais nos próximos 15 dias. Como justificativa, o gestor se valeu dos números de contágio do novo coronavírus, que apresentam uma constante diminuição no estado. Rui costa pediu ainda o apoio dos prefeitos para a retomada segura do ensino da rede municipal.

“Estamos muito ansiosos pelo retorno às aulas porque é fundamental para a vida e futuro dos jovens. Inclusive, quero renovar meu pedido aos prefeitos para já irem aquecendo as turbinas das escolas municipais para a gente voltar com tudo. Nós estávamos ontem com 75% (ocupação dos leitos de UTI) e, se esse número se mantiver nesse patamar, ou inferior, nos próximos 10, 15 dias, vamos voltar às aulas presenciais. Essa será a segunda etapa, chamada de modelo híbrido, com alguns dias presenciais e alguns remotos, para garantir que apenas metade dos alunos compareçam a escola”, explicou Rui Costa.

Ainda de acordo com o gestor, caso a tendência de queda na ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva continue, a Bahia poderá retomar as aulas 100% presenciais ainda este ano. O ensino com a presença dos estudantes nas escolas está suspenso desde março do ano passado.