Após anúncio do governador do estado de São Paulo, João Doria, antecipando o calendário de vacinação contra a Covid-19 para todo o público adulto até setembro, e do comentário de Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, que em tom de brincadeira disse que vacinaria mais rápido que o gestor paulista, criou-se na internet uma ‘’corrida da vacina”.
Rui Costa foi cobrado para dar uma previsão do calendário no estado da Bahia, mas o governador se esquivou de dar previsões e aproveitou a chance para pressionar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por conta das restrições e limitações com a vacina Sputnik V – adquirida pela gestão estadual, mesmo com a comunidade científica estando de acordo com a decisão tomada pelo órgão.
“Vejo muitos comentários engraçados nas redes sociais me cobrando uma data para a conclusão da vacinação do público adulto na Bahia. Vocês me conhecem e meu estilo não é esse, com anúncios e sem base concreta para materializá-los. Se a Anvisa liberar o total de doses que contratamos da Sputnik, eu garanto a vacinação de 75% do público baiano até o final de agosto, mas, como o Governo Federal não cumpre o prazo de entrega das vacinas, eu não posso criar uma falsa expectativa nas pessoas” disse Rui Costa.