Na madrugada desta quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma operação militar na Ucrânia, com ataques por terra, ar e mar. Explosões foram ouvidas em diversas cidades, inclusive em Kiev, capital do país. Em clima de guerra, pela manhã, longas filas se formaram nas principais avenidas da cidade, com moradores tentando escapar da região.
As autoridades ucranianas informaram que pelo menos 50 pessoas morreram e seis aviões russos foram destruídos. O presidente do país, Volodymyr Zelensky, em sua 1ª fala sobre o ocorrido, convocou os cidadãos a defender país com armas. “Estamos distribuindo armas para a todos que se considerem aptos a defender a Ucrânia”. O espaço aéreo do país foi fechado, assim como da Moldávia e Belarus.
O presidente russo, Vladimir Putin, ainda fez um aviso para outras nações que tentarem intervir: “A Rússia responderá imediatamente, e você terá consequências que nunca teve antes em sua história”. O presidente dos EUA, Joe Biden, reagiu em seguida: “Os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia”.