Russo Passapusso. Foto: Pedro Soares

Nesta quinta-feira (14), a Concha Acústica do Teatro Castro Alves vai receber a primeira edição do “Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas”, iniciativa do projeto sociocultural Casa da Ponte. Na ocasião, serão apresentadas oito Orquestras Afrobaianas, em parceria com o Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Banda Didá, Pracatum, Cortejo Afro e Grupo Étnico Cultural.

Durante o evento, o cantor, compositor e apresentador, Russo Passapusso, vai dividir a direção artística com o maestro Ubiratan Marques, criador da Casa da Ponte, e Filipe Cartaxo. Além disso, o artista também vai participar com a nova canção da BaianaSystem, “Batuquerê”, em colaboração com maestro Bira, Antônio Carlos, Jocafi e coral de alunos dos polos, na Igreja Rosário dos Pretos.

Russo acompanha o trabalho desenvolvido pela instituição desde o início. A Casa da Ponte disponibiliza cursos de percussão afro, percussão sinfônica, sopros, violão e canto coral. A entidade sociocultural oferece ainda os cursos de piano, contrabaixo acústico, guitarra e violoncelo, atendendo cerca de 1.500 alunas e alunos, de todas as idades, em Salvador.

“A Casa da Ponte é como um rio que desemboca no mar ali dentro do Pelourinho. Mostra a resistência de todos os movimentos que o maestro Bira já passou: o samba reggae como o futuro, as inovações, as transformações e mutações da música e da cultura baiana. Ali dentro tem sonhos fortes, potentes, de cada pessoa que sai de sua comunidade para tocar um instrumento. Virar um grande sonhador e o sonho faz a gente cada vez mais renovar o espírito de entendimento do que a cultura pode transformar”, conta Russo Passapusso.

Russo Passapusso. Foto: Darian Dornellas/Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify