Agnaluce Moreira na premiação. Foto: Acervo Sabin.
Agnaluce Moreira na premiação. Foto: Acervo Sabin.

Na noite desta terça-feira (3), profissionais e empresas da área de saúde se reuniram para a cerimônia de entrega do Prêmio Benchmarking Saúde 2024. Durante a 14ª edição da premiação, que ocorreu no Hotel Fasano, no Centro Histórico de Salvador, o Sabin Diagnóstico e Saúde foi reconhecido como o melhor “Laboratório de Análises Clínicas”. 

Em edições anteriores a empresa também foi prestigiada pela premiação, reforçando o compromisso da Sabin com a excelência nos serviços oferecidos à população. “Presente na Bahia desde 2009, o Sabin oferece medicina diagnóstica com inovação, qualidade e precisão na realização de exames e esse diferencial fez com que a empresa fosse reconhecida por sua atuação local. Mais uma vez, essa importante premiação nos deixa muito orgulhosos, principalmente no ano em que o Grupo Sabin completa 40 anos”, afirma Agnaluce Moreira, gestora da Sabin na capital baiana.

A empresa tem se destacado no campo de inovação, com o desenvolvimento de um exame inédito no país em que, através do uso da tecnologia de biologia molecular, é possível detectar seis vírus em uma única amostra, são eles: Oropouche, dengue, zika, chikungunya e as febres amarela e do Mayaro. Disponível nas unidades do Sabin em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, o exame, feito por meio do PCR em tempo real, disponibiliza o resultado em até quatro dias úteis. 

Outros avanços foram registrados na área genômica, com o Teste Genético da Bochechinha, que permite identificar 520 doenças genéticas ainda nos primeiros dias de vida, e o pioneirismo ao integrar no teste a possibilidade de investigar a presença do citomegalovírus (CMV). Além de uma série de painéis genéticos para rastreamento de vários tipos de câncer, criação de uma metodologia para detectar a nova variante do vírus da Mpox, a 1b, e atualização dos testes para covid, para diagnosticar a doença causada pela nova variante XEC.

Grupo Sabin
Grupo Sabin. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify