Chef Tereza Paim. Foto: Divulgação.

O Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, recebeu na última quarta-feira (3) a terceira jornada do evento Sabores que Conectam, iniciativa que celebra a integração entre Brasil e União Europeia por meio da gastronomia e das Indicações Geográficas (IGs). A chef Tereza Paim foi anfitriã e protagonista do encontro, que reuniu representantes da União Europeia, Sebrae, Embaixada de Portugal e Fundação Casa de Jorge Amado.

Inspirada nos sabores presentes na obra de Jorge Amado, Tereza Paim desenvolveu pratos que exaltam ingredientes de territórios reconhecidos por suas identidades geográficas, como o chocolate do Sul da Bahia e as mangas do Vale do Submédio do São Francisco. A proposta do evento foi reforçar vínculos culturais e produtivos entre regiões brasileiras e europeias, valorizando tradições centenárias e saberes populares que moldam cada ingrediente.

O almoço também contou com a participação do chef português Gonçalo Ramirez, do Boteco Português, que dividiu com Tereza a criação do menu especial. Entre os pratos servidos estavam abará de vatapá com redução de cachaça da Microrregião de Abaíra, telhinha de beijú com Queijo Serpa DOP e mel Manguezais de Alagoas, além de bobó de camarão Costa Negra e sobremesa com manga do Submédio São Francisco e chocolate baiano.

Prato Restaurante Casa de Tereza. Foto: Divulgação.
Restaurante Casa de Tereza. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, e Spotify