Plantação de soja
Plantação de soja. Foto: Divulgação

Chegando na fase final da semeadura da safra de 2023/2024, a plantação de soja no Oeste da Bahia está em processo crescente na agricultura do estado. Segundo um levantamento realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), cerca de 1,9 milhão de hectares foram plantados até então. O número já supera os 1,860 milhão de hectares semeados no ano anterior.

A estimativa realizada pelo conselho técnico da Aiba é atingir 2 milhões de hectares semeados até o fim da safra. Na última semana, os produtores rurais das microrregiões de Cascudeiro e Campo Grande, além das cidades de Baianópolis, Formosa do Rio Preto e São Desidério, intensificaram o plantio e replantio da soja. Para o presidente da associação, Odacil Ranzi, o clima na região facilitou o processo: “As condições climáticas da última semana e as previsões de chuva contribuem para a conclusão da semeadura nos próximos dias, pois tivemos uma evolução do plantio da área. Graças a Deus, o clima colaborou e os produtores rurais comemoram o retorno da chuva na nossa região, que contemplou locais onde o plantio estava atrasado”.

A semeadura da soja para a safra de 2023/2024 deverá ser realizada até o dia 10 de janeiro, sendo esta data uma prorrogação publicada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). “Essa decisão de prorrogar o prazo, de semeadura significa dar mais segurança aos produtores que não conseguiram concluir as atividades por falta ou má distribuição de chuva nos núcleos produtivos”, explica Aloísio Júnior, gerente de Agronegócios da Aiba, sobre a extensão do prazo para o plantio do grão.

Plantação de soja
Plantação de soja. Foto: Divulgação/Aiba

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.