
Portugal e Espanha, e outras regiões da Europa, estão sofrendo com um grande apagão na rede elétrica, nesta segunda-feira (28). Após um dia inteiro de turbulências e caos, a energia já começou a voltar em algumas regiões. Segundo a REN, operadora da rede elétrica portuguesa, as subestações do Carregado e Sacavém já foram retomadas. Regiões nos distritos de Coimbra, Porto, Guarda, Santarém e Lisboa já constam com o fornecimento de energia funcionando hoje à noite, conforme relatado à agencia Lusa por moradores. Alguns turistas que estão no país europeu, confirmaram a redação do Anota Bahia que a eletricidade já começou a voltar em Lisboa e no Porto.
Em comunicado, o Sistema de Segurança Interna (SSI) de Portugal afirmou que o retorno será feito de forma faseada e segura, para garantir uma retomada estável e sem novas quedas. Além disso, o Aeroporto de Lisboa já reabriu as portas, mas a orientação é que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para informações sobre o status dos voos. Apesar do início da retomada, o Conselho de Ministros decretou a situação de crise energética, portanto, se tornou prioridade o reabastecimento de energia nas áreas de saúde, segurança, comunicação, transporte, alimentação, bancário e órgãos públicos.
Já na Espanha, a operadora da rede elétrica Red Electrica afirmou que 1% das subestações elétricas do país estão com energia. Segundo a empresa, o abastecimento de eletricidade começou a ser reposto já em todas as regiões autónomas de Espanha continental, incluindo Madrid e zonas da cidade capital de Espanha, de forma gradual. A operadora informou que está atendendo a 35% da demanda energética do país. Assim como os portugueses, o Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência para as regiões que solicitarem o status. Madrid, Andaluzia e Extremadura já fizeram a solicitação.
Em decorrência do apagão, o metrô de Madrid foi evacuado e os jogos do Madrid Open, que acontecia nesta segunda-feira (28), foram suspensos. As atividades dos hospitais da capital espanhola e da Catalunha também foram interrompidas. A ausência dos semáforos causaram grandes engarrafamentos na capital. Segundo a ministra espanhola Sara Aagensen, do Meio Ambiente, cerca de 51% das subestações foram retomadas. No entanto, os serviços de transporte sob trilhos não será retomado hoje no país, afirmou o ministro de Transportes da Espanha, Óscar Puente. O transporte público continuaram em operação.
A operadora de rede elétrica da Espanha, REE, disse em um comunicado à CNN que o fornecimento de eletricidade está disponível em partes das regiões: Catalunha, Aragão, O País Basco, Galiza, Rioja, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Estremadura e Andaluzia.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify