Estratégia é para idosos com 80 anos ou mais. Foto: Reprodução/Unsplash.

A adesão à estratégia de aplicação da 3ª dose da vacina contra Covid-19 é considerada baixa em Salvador. De 17 mil idosos com 80 anos ou mais que já completaram seis meses do recebimento da 2ª dose, pouco mais de 4 mil procuraram os pontos de vacinação. O número corresponde a apenas 22% do público esperado.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está utilizando o imunizante da Pfizer para administração da 3ª dose nesse público. Na primeira etapa da imunização, os idosos foram imunizados com a CoronaVac.

Visando a eficácia pela intercambialidade, a preferência para a terceira dose é a aplicação do imunizante da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. “A orientação do Ministério da Saúde é que seja utilizada para a terceira dose o imunizante da Pfizer, preferencialmente, mas também podem ser aplicados os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca. Essa intercambialidade tem demonstrado uma eficácia significativa nos estudos realizados até o momento”, afirmou a médica infectologista Adielma Nizarala.