Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Reprodução.
Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Reprodução.

No último domingo (06), aconteceu o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, momento que definiu, até 2028, as prefeituras de certos municípios da Bahia, enquanto outras aguardam o segundo turno, no dia 27 e outubro. Na primeira data eleitoral, o PSD – comandado pelo senador Otto Alencar no estado – se destacou ao manter o posto de partido com o maior número de prefeitos eleito. Foram 115 prefeituras para a sigla pela Bahia, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em segundo lugar, aparece o Avante, liderado pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que apresentou grande crescimento quando comparado com os quatro prefeitos eleitos em 2020, e nessas eleições conquistou 60 gestões municipais. Em terceiro lugar, o PT também cresceu e alcançou 49 eleitos, podendo ainda vencer em Camaçari no segundo turno.

Em quarto lugar, o PP – do deputado federal Mário Negromonte Júnior, apresentou uma queda por volta de 50% das gestões e conquistou 41 prefeituras neste ano. Fechando o top 5, o União Brasil, sigla do prefeito de Salvador, o reeleito Bruno Reis, e de Débora Régis, nova prefeita de Lauro de Freitas, alcançou a marca dos 39 eleitos.

A nível nacional, o PL, presidida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e, na Bahia, por João Roma, foi o que mais recebeu votos para prefeitos no primeiro turno das eleições. Foram 15,7 milhões de votos e um crescimento de mais de 200%, segundo o Poder360, em relação as eleições de 2020. Já o PSD, ficou em segundo lugar ao registrar 14,5 milhões, seguido pelo MDB – comandado por Gilberto Kassab – com 14,4 milhões de votos.

Na sequência, fechando o ranking dos 10 que mais receberam votos, estão o União Brasil (11,3 milhões); PP (9,9 milhões); PT (8,9 milhões); Republicanos (7,4 milhões); PSB (6,5 milhões); PSDB (4,7 milhões); e o Podemos (3,5 milhões).

Sede do TRE-BA. Foto: Reprodução/TRE-BA

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify