Infeliz constatação. De acordo institutos de pesquisa, nos primeiros meses de 2023, a presença feminina diminuiu em alguns dos espaços de maior poder em empresas e governos no mundo todo. Na contramão dessa tendência, a paraibana Tarciana Medeiros assumiu em janeiro deste ano a presidência do Banco do Brasil, o segundo maior da América Latina, sendo assim a primeira mulher a assumir o cargo em 215 anos de história, e também a única à frente de uma das empresas brasileiras que integramm as maiores companhias de capital aberto do mundo.
Tarciana é um dos destaques da última lista da Forbes das 100 Mulheres mais Poderosas do Mundo deste ano, veiculada esta semana. A executiva estreou na 24ª posição e é a única brasileira do ranking, ao lado de personalidades como: Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, e Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos. Os nomes são selecionados tendo como base quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.