Reunião da Câmara Setorial do Cacau. Foto: Ascom/Seagri

Na última quinta-feira (18), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) liderou a reunião da Câmara Setorial do Cacau, em Ilhéus. Na ocasião, o cacauicultor Fausto Pinheiro assumiu a presidência da Câmara, assumindo o cargo deixado por Valnei Pestana. Segundo o novo dirigente, o órgão é um fórum de interlocução da cadeia com papel importante. Além disso, ele pretende seguir entregando um trabalho de qualidade.

“É um momento especial que o cacau vive, na questão do preço, porém desafiador. Seja pela necessidade de maior representatividade política do setor, ou pela ameaça da monilíase, que assusta a todos. Mas não tenho dúvidas que dessa cooperação sairão os caminhos para mantermos o protagonismo da Bahia no cenário”, afirmou Fausto.

Além da eleição, a reunião contou com a apresentação de projetos e ações voltadas ao financiamento da cadeia produtiva do cacau na Bahia. Entre as iniciativas apresentadas, está o Projeto Parceiros da Mata, com aporte de R$ 750 milhões, que busca promover o desenvolvimento sustentável da área rural da região da Mata Atlântica, focando na solução de problemas como baixa produção e produtividade, vulnerabilidade a mudanças climáticas, degradação ambiental e desmatamento.

Já o Centro de Referência das Ruralidades, é um braço da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), criado para promover a execução de políticas de desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural. O encontro também abordou a criação do Fundo do Cacau da Bahia, para financiar ações como assistência técnica, produção de mudas e ações de sanidade vegetal.

Reunião da Câmara Setorial do Cacau. Foto: Ascom/Seagri

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify