Odacil Ranzi. Foto: Divulgação.

No próximo dia 30 de agosto acontecerá em Salvador o “Bahia Meeting – Agronegócio”, evento empresarial realizado pelo Grupo A Tarde e pelo Anota Bahia, no Restaurante Bistrot Trapiche Adega, em Salvador. Na ocasião, nomes de peso do agronegócio vão falar sobre sua atuação no setor, entre eles, está Odacil Ranzi, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). Natural de Espumoso (RS), ele possui formação técnica em contabilidade e graduação em economia. Em 1980 resolveu deixar a cidade de Passo Fundo, onde atuava como contador, em direção ao Oeste Baiano, em busca de novas oportunidades profissionais.

Na Bahia, ele adquiriu a primeira propriedade na localidade de Placas, no município de Barreiras, onde fundou o Grupo Passo Fundo. Apostando inicialmente na produção de arroz, ele enfrentou uma série de desafios, marcados pela falta de estradas em boas condições, a distância das fontes de água que abasteciam as fazendas e a ausência de redes elétricas na área. Aos poucos, reduziu a atuação na rizicultura, começou a investir mais na oleaginosa e introduziu plantios de milho. 

Além de ter atuado à frente de uma distribuidora de bebidas que atendeu a região por 22 anos, o empresário ainda expandiu os investimentos, recentemente, para a fruticultura, com a produção de bananas no perímetro irrigado Nupeba, no município de Riachão das Neves. Ranzi assumiu importantes cargos, como de tesoureiro da Comunidade de Placas de 1983 a 1988, e segundo vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL) de 2004 a 2006. Foi sócio fundador da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS).

Em 2011, Odacil Ranzi foi homenageado como uma das 100 personalidades que participaram do crescimento socioeconômico de Barreiras por ocasião do centenário do município e recebeu o título de Cidadão Barreirense. Desde 2021, ele ocupa o cargo de diretor do Departamento do Agro da Câmara do Comércio Brasil/Portugal.

Odacil Ranzi. Foto: AIBA.
Odacil Ranzi. Foto: AIBA.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.