Abílio Diniz. Foto: Bruno Santos/Folhapress

Na noite de ontem (18), o Brasil recebeu a notícia da morte de Abílio Diniz. O empresário faleceu aos 87 anos de idade e deixou um grande legado no ramo empresarial do país, principalmente por sua atuação no crescimento de uma doceria, que se tornou o Grupo Pão de Açúcar – maior rede de varejo nacional por muitos anos.

Nascido na capital paulista, no dia 28 de dezembro de 1938, Abílio era o filho mais velho de Floripes e Valentim Diniz. Sua vida acadêmica sempre esteve ligada ao ramo da administração, com graduação realizada na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em marketing, nos Estados Unidos. No ano de 1959, o empresário realizou a primeira transformação do Pão de Açúcar, doceria fundada por seu pai e que se tornou em um supermercado.

Após a ausência de Abílio, ocorrida nas décadas de 1970 e 1980, período de sua especialização nas Universidades de Ohio e Columbia, o Pão de Açúcar enfrentou algumas crises e só conseguiu se recuperar com o empresário possuindo total poder da organização. Na década de 1990, a companhia se tornou uma empresa de capital aberto e conseguiu ingressar na Bolsa de Valores de Nova York. Com o passar dos anos, o grupo cresceu e atingiu o patamar de maior rede varejista do Brasil, nos anos 2000.

O Grupo Pão de Açúcar é a atual detentora das redes Extra, Assaí, Casas Bahia e Ponto Frio, além de participações no Carrefour. Abílio Diniz deixou a presidência em 2003 e passou a se dedicar em outras empresas, como a rede alimentícia BRF. No ano de 2009, o empresário apareceu pela primeira vez na Revista Forbes, como um dos homens mais ricos do mundo. Em 2021, seu patrimônio foi avaliado em R$15,6 bilhões.

O administrador de empresas foi o autor de três livros, relacionados a experiências obtidas em sua vida e carreira, além de “Caminhos”, programa de entrevistas no canal CNN Brasil, realizado entre os anos de 2021 e 2023. Além disso, o empresário era um grande defensor do setor esportivo, divulgando sua importância nas redes sociais. Abílio Diniz completou algumas maratonas durante sua vida e era um dos grandes investidores e incentivadores do São Paulo Futebol Clube, time de coração. Seu corpo está sendo velado no estádio do Morumbis, nesta segunda-feira (19).

Abílio Diniz. Foto: Reprodução/Instagram

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.