O senador Omar Aziz. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Um acordo entre parlamentares que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado Federal, responsável por investigar as ações do governo federal e o uso de verbas federais transferidas a estados e municípios para combater a pandemia, definiu que a presidência do seu colegiado.

Omar Aziz (PSD-AM) terá como vice-presidente o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é autor do requerimento de instalação da CPI. Ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), que era o mais cotado para ficar com o comando na comissão, caberá a relatoria do colegiado.

Renan teve que abrir mão da presidência da CPI depois que passou a ser considerado “impedido” por colegas por ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho. Enquanto o presidente da CPI é o responsável por conduzir os trabalhos de investigação e por determinar as fases que o colegiado vai seguir e o ritmo dos trabalhos, o relator prepara o parecer final, após os trabalhos.

Composta por 11 titulares e 07 suplentes, que já foram indicados por líderes partidários, a partir de agora a comissão já pode ser instalada. Como membro mais idoso entre os titulares da comissão, o senador Otto Alencar vai comandar a sua instalação.