A cidade de Salvador reduziu, em fevereiro, o tempo médio de abertura de empresas para o menor registrado em toda a história da capital, segundo o Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia. Entre outubro de 2022 e fevereiro deste ano, o processo caiu de oito para seis horas.
Entre as outras capitais brasileiras, Salvador registrou o sexto melhor tempo, ficando à frente de cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza. Na região Nordeste, a capital baiana fica atrás apenas de Aracaju. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), a redução é reflexo da adesão à Redesim, sistema que uniformiza processos de registros de novas empresas e negócios, e da modernização de processos e serviços promovidos pela pasta.
“A Prefeitura de Salvador segue dedicada em facilitar a vida do empresário soteropolitano. Após uma série de ações inovadoras, a gestão municipal conquistou, em fevereiro, o menor tempo médio para a regularização de novos negócios na história da cidade. O município seguirá empenhado para reduzir o tempo ainda mais e garantir a primeira colocação entre as capitais do país, sobretudo na região Nordeste”, destaca a titular da Sefaz, Giovanna Victer.
No Brasil, o prazo médio de abertura de empresas é de um dia e três horas, de acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade. Em 2023, mais de 300 mil empresas já foram abertas em todo o país.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.