Entre os dias 18 e 21 de junho, vem acontecendo o Congresso Mundial do ICLEI e o Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas Pelo Clima e a Energia (GCoM), em São Paulo. Em ambos os eventos, a capital baiana se destacou, recebendo no Congresso a premiação na categoria “Cidades Emblemáticas: Sessão Projetos Verdes“, com o projeto-piloto “Rede de Saúde Sem Danos“. A iniciativa propôs intervenções de infraestrutura, administrativa e comportamental em Unidades Básicas de Saúde selecionadas. Com isso, buscando melhorar a eficiência energética e hídrica das unidades de saúde, aumentar a qualidade do atendimento e reduzir o impacto ambiental.
Já no GCoM, Salvador foi certificada com a Medalha de Mitigação, Adaptação e Conformidade, em reconhecimento ao progresso significativo da cidade no enfrentamento das mudanças climáticas. Presente na ocasião, a vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que o reconhecimento reafirma o compromisso com políticas e ações que não apenas mitigam os efeitos das mudanças climáticas, mas também fortalecem nossa resiliência diante de desafios ambientais.
“A cidade tem implementado medidas inovadoras e estratégias integradas para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, proteger o meio ambiente para as gerações futuras e fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável e a equidade de gênero. As duas premiações mostram que Salvador está no caminho certo, construindo o desenvolvimento ambiental aliado com o social”, declarou Ana Paula Matos.
Para Ivan Euler, secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), a premiação consolida Salvador cada vez mais como uma cidade na linha de frente da sustentabilidade. “Nosso diferencial é pensar a sustentabilidade como uma questão transversal. Nesse projeto premiado, por exemplo, estamos tratando de intervenções sustentáveis voltadas para a área da saúde, mas temos também projetos aplicados em parceria com a educação, mobilidade e muito mais”, expressou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify