
A Prefeitura de Salvador, por meio do projeto Mulher no Volante, foi anunciada como finalista na categoria “Equidade Social” do SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025. O projeto visa promover a inclusão e a autonomia das mulheres no trânsito, oferecendo capacitação e oportunidades para o aumento da participação feminina no setor de transporte e mobilidade urbana. Iniciado em 2022, a ação oferece CNH gratuita – A, B, C e D – para mulheres vulneráveis, formando mototaxistas e taxistas, além de preparar condutoras para o sistema BRT de Salvador.
Até então 112 mulheres concluíram a formação com sucesso. Em 2024/2025, o projeto segue em andamento com 150 vagas disponibilizadas, das quais 50 já foram preenchidas. “O projeto Mulher no Volante se destaca por seu impacto direto na redução das desigualdades de gênero e pelo incentivo ao protagonismo feminino, refletindo o compromisso de Salvador com políticas públicas inclusivas e igualitárias”, destacou Fernanda Lordelo, secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
O SmartCity Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, reunindo líderes, especialistas e autoridades para debater e promover soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano. A premiação reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades e transformar desafios urbanos em soluções tecnológicas e sociais.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify