Salvador e a Região Metropolitana cresceram em todos os seus números do setor imobiliário. Uma pesquisa feita pela BRAIN Inteligência Estratégica e encomendada pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), mostra que entre janeiro a agosto de 2023, o número de imóveis lançados teve um aumento significativo de 91%. O Valor Geral de Venda (VGV) das propriedades também cresceu, chegando em 73%, em média.
Segundo os resultados, Salvador vendeu 6.017 unidades, contra 4.648 do ano passado, ou seja, um incremento de 29,5% e um VGV de R$ 2,7 bilhões. Já a Região Metropolitana, também seguiu a tendência e anotou um crescimento de mais 7,4% nas unidades e mais 54,7% no VGV. De acordo com o presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha, as tipologias do mercado econômico (40,4%) e alto padrão (24,6%) predominaram nas vendas. Além disso, imóveis com dois dormitórios concentraram a preferência de 63,4% dos compradores.
Em relação ao número de unidades lançadas, Salvador apresentou 4.493 unidades, no período analisado, contra 4.459 do ano passado. Com isso, contando com um aumento de 0,8% em unidades e VGV de R$ 2,2 bilhões (acréscimo de 34,4%). “Seguimos confiantes de que a aquisição de um imóvel continuará sendo o desejo dos baianos e da sociedade, que vê no mercado imobiliário um lugar seguro para investir”, reforça Cláudio Cunha.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.