Alagamento em decorrência de chuvas em Salvador. Foto: Shirley Stolze/Ag A TARDE

Reunindo representantes de diversas secretarias e instituições ligadas à infraestrutura, manutenção urbana e meio ambiente de Salvador e São Paulo, a Seinfra promoveu um webinar com o tema “Planejamento da Drenagem Urbana”. O evento aconteceu de forma híbrida, na última segunda-feira (26), e teve como objetivo a troca de conhecimentos no assunto e o alinhamento de estratégias entre as duas capitais.

Segundo o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, a capital baiana já tem um plano de saneamento básico integrado elaborado e, posteriormente, será desenvolvido os planos de resíduos sólidos e de drenagem do município. “Sabemos que São Paulo está à frente nesse percurso e, por isso, queremos entender melhor como tem sido essa experiência, desde a elaboração até a execução dos planos voltados para resíduos, drenagem, saneamento e também meio ambiente, que é um tema muito vivo e debatido com a sociedade aqui”, afirmou.

Para Lázaro Jezler, titular da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), é fundamental pensar a manutenção urbana desde a fase inicial dos projetos de infraestrutura. “Por isso, estamos reforçando essa aproximação com os órgãos que planejam, executam e projetam, para garantir que, na etapa de manutenção, já tenhamos critérios, cadastro técnico e, inclusive, soluções integradas de drenagem”, explicou.

“É um prazer poder compartilhar um pouco da experiência que temos aqui em São Paulo, especialmente no que diz respeito à drenagem. Há algum tempo a cidade tem priorizado o planejamento das áreas de risco e das bacias hidrográficas. Desde 2021, temos procurado estruturar esse planejamento de forma mais eficaz, com foco na contratação de projetos e obras estratégicas, Tenho certeza de que algumas experiências de Salvador também serão muito valiosas para nós”, disse Marcos Monteiro, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras do município de São Paulo.

Webinar “Planejamento da Drenagem Urbana”. Foto: Ascom/Seinfra PMS

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify