Inauguração do Jardim Etnobotânico. Foto: Betto Jr./Secom PMS

Nesta quinta-feira (5), o Jardim Botânico de Salvador, em São Marcos, recebeu um novo espaço: o Jardim Etnobotânico. A novidade reúne espécies vegetais ligadas a divindades das religiões de matriz africana em aproximadamente 800 metros de trilha ecológica. Ao longo do percurso, há 14 espaços temáticos que apresentam informações botânicas e culturais sobre cada planta, promovendo conhecimento sobre a biodiversidade local e conexão com a ancestralidade afro-brasileira. Entre as espécies cultivadas estão pimenta-malagueta, caruru (bredo), guiné, arruda, camará e guaimbê.

Entre os espaços, está o “Curso das Águas-Mães”, que traz referência às divindades Osun, Ndandalunda, Togbosi, Iyemonja, Kayala e Azlí Kayá. Segundo informativo instalado, o lugar representa a força e a fluidez feminina e todo o seu potencial de fecundidade. Já a área “Anciã do Saber Atemporal” retrata as divindades Nanã, Nzumba e Nã Buku, sendo descrita como um lugar para refletir sobre a importância do saber tradicional.

Presente na ocasião, a yalorixá do Ilê Axé Ewê, Agbá Do Ti Ossain, celebrou a preocupação do município em implantar um espaço dedicado à herança afro. Ela fez questão de percorrer a trilha e conhecer de perto o herbário sagrado. “Estou muito agradecida e emocionada de estar no meio de tantas folhas, de tantas ‘insabas’, num ambiente de tanta tranquilidade. Cada um dos orixás tem sua folha, e a cidade precisava ter realmente um espaço como esse”, afirmou.

A titular da Semur, Isaura Genoveva, destacou que o Jardim está aliado com a educação ambiental e ao saber cultural ligado à ancestralidade: “É importante para Salvador e para as comunidades de matriz africana também terem este jardim, porque o povo de santo é considerado ambientalista. A gente acredita numa fé pautada na existência da natureza. Sem natureza, sem folha, não tem orixá. Acompanhamos de perto a produção e a identificação desses locais sagrados”.

Inauguração do Jardim Etnobotânico. Foto: Betto Jr./Secom PMS

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify