Backstage Lab. Foto: Ruan Carlos.

Com a ideia de desenvolver e estimular a base da cadeia produtiva do entretenimento e da cultura, nasce em Salvador o Backstage Lab que, em sua primeira etapa, vai capacitar e qualificar a mão de obra de profissionais técnicos que já atuam no segmento. O projeto tem autoria da produtora cultural Camila Rebouças, com foco na formação e capacitação de roadies, cenotécnicos, técnicos de som e etc.

“Apesar de vivermos em uma cidade que respira entretenimento, não temos cursos ou escolas que busquem capacitar os técnicos envolvidos nesses trabalhos. A pandemia foi muito cruel, já que deixou o segmento estagnado ali por anos, fazendo com que muitos abandonassem a carreira para garantir outros meios de sobrevivência, não renovando essa mão de obra”, disse Camila em conversa com o Anota Bahia.

“Com isso, a retomada do setor enfrenta um déficit de mão-de-obra e evidencia a necessidade de investir na qualificação e formação de profissionais”, completou Camila. Ontem (18), como primeiro passo, o projeto realizou uma primeira rodada de conversas com a intenção de dialogar com os roadies sobre a profissão e o mercado.

Em maio serão lançados os cursos que fazem parte da primeira etapa do projeto, como Primeiros Socorros, Brigada e prevenção de incêndios, NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, dentre outros. A segunda etapa está sendo planejada com a ideia de recrutar apoiadores e patrocinadores para viabilizar novos cursos nas áreas de áudio, iluminação, painéis de Led e cenografia.

Camila Rebouças. Foto: Saulo Brandão.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.