Nesta próxima semana, representantes do Banco Mundial e da Secretaria de Mobilidade da capital baiana (Semob) vão se reunir por três dias para discutir o desenvolvimento do projeto de eletrificação da frota de ônibus da cidade. Os encontros acontecerão após a instituição financeira internacional aprovar um financiamento, na ordem de US$ 94 milhões, para trazer cerca de 100 novos ônibus elétricos e novos terminais de recarga para os veículos em Salvador.
A iniciativa busca prosseguir com a estratégia do município de modernizar o sistema de transporte público, proporcionando mais sustentabilidade e qualidade de vida aos cidadãos. Com o investimento, a ideia é incrementar o sistema do BRT Salvador e construir um segundo eletroterminal em área pública da cidade no Vale dos Barris. Além disso, com a chegada dos novos veículos, a capital baiana pode se tornar a segunda cidade brasileira com o maior número de veículos elétricos em circulação.
“A nossa prioridade é melhorar o sistema de transporte público coletivo da cidade. O Brasil todo passa por uma crise nesse setor, e isso é constatado pelo próprio Banco Mundial, que é especialista em transporte público e acompanha outras cidades do país. A renovação da nossa frota foi muito prejudicada pela pandemia. No entanto, a gente vem, desde 2021, mantendo esse compromisso”, afirmou Fabrizzio Muller, titular da Semob.
Segundo ele, o foco inicial será para o BRT, mas afirma que a tendência é que o projeto também chegue ao sistema convencional de transporte. “O nosso objetivo é reduzir bastante a poluição, os gases de efeito estufa na atmosfera, pois o transporte público é um dos grandes poluidores do meio ambiente”, concluiu Muller.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify