Na última segunda-feira (27), a Assessoria de Articulação Institucional da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou a apresentação de ações, em evento na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio. Dentre as iniciativas, estão o fortalecimento da gestão orçamentária e financeira da pasta, a integração e identificação de desafios, além da implantação do Núcleo de Economia da Saúde (NES).
O novo projeto visa apoiar a otimização dos recursos e orientar a tomada de decisão em busca de alternativas mais eficientes para obtenção de bons desempenhos no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal. Com isso, permitindo um uso mais equitativo dos recursos e uma melhora na oferta de serviços de saúde na capital baiana. O núcleo é fruto de um termo de cooperação entre a SMS e o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD).
“Buscamos ainda mais excelência no operacional e, sobretudo, ter a capacidade de antever cenários, a capacidade de estudar séries históricas, fazer projeções, entender como fazer mais e melhor com os recursos que nós temos e até como ampliá-los. Contamos com o suporte da conexão internacional, trocando informações do que tem de melhor no mundo, fortalecendo assim as parcerias e os nossos serviços”, explicou Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária da SMS.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify