Na última terça-feira (17), a Prefeitura de Salvador inaugurou a Bebeteca Antirracista Curumim, a primeira do Brasil, localizada na Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Periperi, no Subúrbio Ferroviário. A iniciativa é um projeto piloto, com o objetivo de aproximar bebês e crianças na primeira infância do universo da leitura, aliado ao combate à discriminação racial a partir de suas singularidades e potencialidades. A ideia é que outros espaços similares sejam inaugurados em unidades de ensino municipais. Para além das crianças matriculadas na creche, o espaço estará aberto para toda a comunidade.
Na implementação do espaço, foi feita uma curadoria artística e literária para que todos os elementos presentes representassem as diversas infâncias. O mobiliário é da altura das crianças e pode ser arrastado por elas para ser um ambiente desconstrutivo. Mais de 300 livros foram doados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), sendo a maioria escrita por autores negros. A bebeteca traz uma decoração lúdica, com elementos de musicalidade, como atabaques, pandeiros, berimbaus, cocares, entre outros.
“Nesse espaço, as crianças terão um primeiro contato e começarão a entender, a valorizar as suas origens, a sua história, toda a sua potência, toda a sua força, para que tenham orgulho. E aí, desde cedo, a gente está fazendo nas escolas o combate ao racismo estrutural, que é um objetivo do nosso trabalho. A primeira infância é uma das fases mais importantes da vida do ser humano. É quando a gente começa a formar os nossos princípios, os nossos valores. Sem sombra de dúvidas, vamos ampliar esse trabalho na nossa rede de ensino”, conta o prefeito Bruno Reis.
“E aqui as crianças, não apenas da escola, mas de todas as escolas do entorno e da comunidade, terão acesso a um espaço estruturado, justamente para valorizar todas as questões que dizem respeito às relações étnico-raciais, e tudo isso contribuindo para um processo de educação integrado, integral e pleno”, conta Thiago Dantas, titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A Bebeteca Antirracista Curumim tem como objetivos:
- Promover situações de leitura para crianças que se encontram na fase incipiente de contato com a linguagem escrita e que ainda não fazem uso autônomo dessa linguagem;
- Estruturar um espaço apropriado para que crianças bem pequenas possam explorar com segurança e autonomia vivências literárias diversas;
- Organizar um espaço acolhedor ambientado com elementos em que as crianças possam interagir com a cultura africana, indígena, afrobrasileira.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify