Nesta segunda-feira (03), a Prefeitura de Salvador inaugurou o novo Laboratório Central de Salvador (Lacs), localizado na Rua Visconde de Itaborahy, em Amaralina. Com um investimento de R$3,5 milhões, o equipamento busca ampliar em 15% a realização de exames de coleta e contribuir para a área de Vigilância Epidemiológica na investigação dos agravos que afetam a população como surtos e epidemias. Além disso, o espaço foi batizado em homenagem ao médico e cientista falecido em 2020, Elsimar Coutinho, uma das maiores referências em reprodução humana e planejamento familiar no mundo.
Vale lembrar, que o o Lacs ficava no prédio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Dvis), na Av. Vasco da Gama, recebendo uma média de 1.150 amostras por dia e 300 mil por mês. Com o novo centro, a expectativa é que o número aumente para aproximadamente 345 mil amostras por mês. Olivete Borba, coordenadora do laboratório, contou que até o fim do não, serão inaugurados mais oito postos de coleta nos bairros da capital, podendo aumentar os exames para 400 mil no mês.
Segundo o prefeito Bruno Reis, a pandemia deixou diversas sequelas, como a grande demanda reprimida de exames, consultas especializadas e cirurgias eletivas. “Para enfrentar a questão dos exames, nós temos aí, agora, um Lacs muito bem estruturado, que foi ampliado, com ampliação de serviços, que vão até fazer com que a gente deixe de depender dos laudos do Laboratório Central (Lacen) do Estado”, declarou.
Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária municipal de saúde, afirmou que o novo centro traz um equipamento mais estruturado, com ampliação de diagnóstico, com avanço em tecnologia, mas também a palavra do amor, do acolhimento, do congraçamento. “O legado que temos buscado deixar é uma saúde de Salvador com mais acesso, com mais estrutura de trabalho, com escuta ativa, mais próxima do povo e que cresce a cada dia com mais e mais inovações”, conta.
A inauguração do novo Laboratório Central de Salvador possibilitará a implantação da área técnica de biologia molecular, ampliando a realização de exames no setor de microbiologia, além da implantação de novos exames laboratoriais como teste oral de tolerância à glicose, RT-PCR para arboviroses, teste de intolerância à lactose, culturas de secreções diversas com antibiogramas, entre outros. O centro também atua nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica, uroanálise, dosagens hormonais, imunologia e parasitologia, e conta com um sistema de gerenciamento de dados laboratoriais.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify