Bruno Reis. Foto: Valter Pontes.

Desde quando o processo de vacinação contra o Coronavírus teve início no país, em janeiro, Salvador tem se destacado entre diversas cidades na estratégia de aplicação dos imunizantes. E para agilizar ainda mais esse processo, o prefeito Bruno Reis lançou hoje (14) mais duas ferramentas virtuais: o site Hora Marcada, para idosos que tomarão a dose de reforço da vacina, e o cadastro de vacinação para pacientes com comorbidade.  

“Isso vem para se somar à Vacina Express, drives e pontos fixos. O objetivo é evitar que os idosos peguem filas, além de ajudar na garantia da aplicação da segunda dose. Não apenas aqui na cidade, mas no Brasil como um todo, há casos de pessoas que não têm retornado para tomar a dose de reforço”, explicou o gestor.

O preenchimento dos dados de quem tem comorbidades será feito pelo médico que acompanha o paciente. O profissional de saúde deve entrar no link com os mesmos login e senha usados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e fazer o próprio cadastro. 

A etapa seguinte é inserir os dados pessoais do paciente e selecionar em qual comorbidade o paciente se enquadra, conforme as definições do Plano Nacional de Operacionalização da vacinação para prevenção do Sars-CoV-2 – essas diretrizes também podem ser consultadas na portaria municipal 170/2021.