De acordo com levantamento do Mapa da Desigualdade entre as Capitais, elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e publicado para este ano, Salvador aparece como a capital brasileira que menos emite gás carbônico (CO2 ) no ecossistema.
A capital baiana possui uma taxa de emissão per capita de 1,06. Compondo o pódio, Maceió aparece com o valor de 1,12 e Belém surge com 1,14. A liderança no ranking foi bastante celebrada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (SECIS) Além disso, projeções para o futuro já estão sendo feitas.
“Estamos trabalhando diariamente pela diminuição da emissão de gases em Salvador. Nosso compromisso é neutralizar as emissões até o ano de 2049, quando nossa capital completa 500 anos”, revelou o secretário municipal, Ivan Euller.
Atualmente, a capital baiana investe no crescimento ao incentivo à utilização de energia solar. ”Acho que estamos bem perto do aumento de 500% do uso dessa energia em Salvador entre o período de 2020 até agora 2024”, indicou o secretário.
O relatório foi realizado com apoio da União Europeia e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), trazendo outros indicadores relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify