Salvador no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2025. Foto: Wendella Alves

Na última semana, o auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília, sediou o Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2025, reunindo gestores públicos, parlamentares, organismos internacionais e representantes da sociedade civil. Dentro dos preparativos para a COP30, o evento promoveu debates sobre os principais desafios urbanos relacionados à emergência climática, pobreza e desigualdades. A programação contou com painéis temáticos sobre financiamento sustentável, geração de renda, cooperação internacional, parlamentos pelo clima e boas práticas municipais alinhadas aos ODS.

A Prefeitura de Salvador esteve presente no fórum, através da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), participando da cerimônia de entrega dos Relatórios Locais Voluntários (RLVs). O documento, reconhecido pelas Nações Unidas, avalia o avanço da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível municipal.

A capital baiana é uma das 50 cidades brasileiras contempladas com a iniciativa. “O RLV é uma ferramenta estratégica que nos permite enxergar com mais clareza os avanços e os desafios de Salvador no cumprimento da Agenda 2030. Participar desta iniciativa reforça o nosso compromisso com uma cidade mais justa, inclusiva e ambientalmente responsável”, afirmou o titular da Secis, Ivan Euler.

O secretário também destacou a importância do protagonismo das cidades diante da crise climática global: “É nas cidades onde os impactos das mudanças climáticas são mais sentidos e onde as soluções também precisam ser construídas. Salvador está se preparando com responsabilidade e planejamento para seguir sendo parte ativa desse processo”.

Vista aérea de Salvador. Foto: Crédito: Jeilson Barreto - Getty Images/iStockphoto.
Vista aérea de Salvador. Foto: Crédito: Jeilson Barreto – Getty Images/iStockphoto.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify