SALVADOR. FOTO: CARLOS SANTIAGO.

Um boletim divulgado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste na última segunda-feira (1º) aponta que Salvador está no limite para uma recomendação pela implementação de um lockdown.

A medida significaria uma restrição obrigatória de circulação das pessoas em lugares públicos, exceto para a realização de atividades essenciais, como ir em farmácias, supermercados e hospitais.

Para auxiliar os gestores do Nordeste o Comitê Científico criou uma tabela que avalia a tensão sobre o sistema de saúde, a situação local da epidemia, além do isolamento social e a influência geográfica de cada município.

“No boletim 7, Salvador estava com 80% dos leitos de UTI ocupados, subiu para 88%, mas caiu novamente e ficou no limiar de uma indicação de lockdown total. O aumento dos leitos reduziu a taxa de ocupação, mas os números continuam crescendo. Teve um aumento de 117% em duas semanas, mais do que dobrou o número de casos nesse período. Os casos ainda estão subindo”, alertou o neurocientista Miguel Nicolelis, que coordena o Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), Salvador possui 11.431 casos confirmados de coronavírus, com 474 mortes em decorrência da doença.