
A Prefeitura de Salvador sediou, na última terça-feira (21), o evento “Salvador Empreendedora – Chamada Zero Carbono: Acelerando Empresas para Transformar a Cidade”, realizado no Senai Cimatec. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Senai Cimatec, reuniu startups, empresas e gestores públicos em torno do objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e preparar Salvador para se tornar uma cidade neutra em carbono até 2049, ano em que completará 500 anos.
A ação marcou o encerramento de mais uma edição da Chamada Cidade Zero Carbono, programa que acelera startups com soluções sustentáveis. Nesta etapa, cinco empresas foram apoiadas com bolsas, mentorias técnicas e acesso a laboratórios do Cimatec. Desde o início da iniciativa, mais de 30 startups já foram beneficiadas.
Entre os projetos selecionados está o da TRL9, que desenvolveu um colete balístico sustentável feito com resíduos naturais e nanotecnologia. Segundo Lucas Horiuchi, integrante da startup, o objetivo é “reduzir o uso de plástico e manter a resistência do material, aproveitando descartes do interior da Bahia”.
O secretário da Secis, Ivan Euler, destacou que a chamada vai além do incentivo à inovação. “Essa é uma política pública estratégica. Estamos desenvolvendo soluções que nos aproximam da meta de neutralizar as emissões de carbono até 2049”, afirmou. Já o gerente de Inovação do Senai Cimatec, Vilson Alves, ressaltou que o evento consolida resultados e abre novas oportunidades: “Essas startups estão prontas para validar suas ideias no mercado e escalar seus projetos”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify
