Nesta sexta-feira (09) e no sábado (10), Salvador vai receber a “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política” no Wish Hotel da Bahia. Organizado pela Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o evento busca fortalecer a representatividade feminina, promover a paridade de gênero e o compromisso de estimular o debate sobre a participação política feminina para todo o país. Além disso, contará com a participação de especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes, visando fazer frente a esses desafios de ocupar os espaços políticos.
Com debates, oficinas e atividades culturais na programação, a caravana vai contar com a presença de lideranças femininas, como a cientista baiana Jaqueline Góes, doutora em patologia humana e reconhecida como uma das “20 Mulheres de Sucesso do Brasil” pela Forbes. Também estarão no evento, Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais; Dani Costa, secretária nacional das Mulheres do PCdoB; Julieta Palmeira, ex-secretária de políticas para as mulheres da Bahia e assessora da FINEP; e Dona Nilda.
Segundo a deputada federal Alice Portugal, que estará no evento, a “Caravana das Mulheres” é um mecanismo político de mobilização feminina, e a representação da mulher nos espaços de poder é primordial para sair da condição de sub-representação. Segundo ela, é necessário estímulos, formação e confiança para conseguir dar um salto em direção a participação mais efetiva. “É mais um momento em que preparamos as mulheres para enfrentarem as dificuldades, o machismo, a obstrução da participação da voz feminina nos espaços de poder”, declarou.
Também confirmada no evento, Aladilce Souza, enfermeira, ativista e professora da UFBA, destacou a importância da organização e mobilização das mulheres na luta por mais representatividade na capital baiana “Aqui em Salvador, a capital brasileira mais feminina, onde somos 54,4% da população, estamos lutando contra a sub-representação não só na política, mas em todos os espaços de poder e nos melhores postos do mercado de trabalho. Contem comigo para colocar as mulheres e nossas pautas no protagonismo que merecemos, reforçando a luta por políticas públicas voltadas para a emancipação e igualdade de gênero”, afirmou Aladice, que também é pré-candidata a vereadora de Salvador.
Para a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da ALBA, Olívia Santana, o comprometimento com a transformação do sistema político, especialmente no que tange à participação e representação das mulheres, é fundamental. “Este sistema político é patriarcal, muito viril e violento. É uma fórmula, um modelo de fazer política draconiano, é um combate constante. Então, nós, mulheres inseridas neste espaço, estamos promovendo uma contracultura, estamos mudando as regras do jogo. Queremos a paridade, não seguir sendo o inusitado, a exceção”, reforçou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify