Na última terça-feira (14), começou o X Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), que discute a arborização das cidades e a riqueza dos biomas do Nordeste. O evento aconteceu na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu, e se estende até esta quinta-feira (16).
Sob coordenação de Lucineide Teixeira, engenheira agrônoma da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a iniciativa busca trabalhar temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores, além de cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas.
“A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) vem com o objetivo de tratar essa pauta, mostrando a importância da existência das árvores nos ambientes urbanos, e de que forma as pessoas podem ter uma relação mais harmônica com elas”, pontuou Lucineide, exaltando a importância do evento.
Segundo Ivan Euler, secretário da Secis, com o agravante das mudanças climáticas, as pessoas estão se dando conta de que a arborização urbana é importante exatamente para a gente mitigar e diminuir os impactos dessas mudanças. “Salvador, por exemplo, já tem um Plano Diretor de Arborização e um Manual de Arborização com especificação das plantas adequadas. E o encontro traz essa pauta ainda mais à tona para o cidadão e para a gestão”, destaca.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify