Salvador receberá, entre os dias 13 e 17 de maio, uma mostra internacional de cinema com programação gratuita de filmes europeus produzidos em cinco países: Espanha, Alemanha, Portugal, Itália e França. As sessões, abertas ao público, acontecem na Saladearte Cinema do Museu (Corredor da Vitória), sempre às 19h. Este ano, o tema da Mostra de Cinema Europeu é “Sustentabilidade, Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente“.
O filme escolhido para a noite de abertura (13) é o espanhol Alcarràs (2022, Espanha), vencedor do Urso de Ouro em Berlim, um dos prêmios mais cobiçados da cinematografia mundial. Na história, uma família da zona rural da Catalunha vive do cultivo de pêssegos em uma propriedade, mas se vê ameaçada quando o dono do terreno morre. Seus herdeiros decidem vender a terra para uma empresa de painéis de energia solar, dando origem a uma crise diante da iminência de que, depois de 80 anos cultivando a mesma terra, aquela possa ser sua última colheita.
A Mostra de Cinema Europeu continua no dia seguinte (14), com Fukushima, mon amour (2016, Alemanha), filme que retrata a busca por renovação e cura através da improvável amizade entre duas mulheres que enfrentam o peso da memória após o desastre nuclear de 2011. Na sequência (15.05), o projeto exibe Um Mar de Lixo (2019, Portugal), documentário sobre a maior ação de limpeza de praias em Portugal.
A programação continua em 16 com Siccità (2022, Itália), uma obra de ficção que retrata um contexto em que leis e costumes mudam à medida que um grupo de personagens lida com a escassez de água. No último dia da programação (17), a atração é “La fabrique des pandémies (2022, França), documentário que investiga a relação entre as inúmeras doenças infecciosas, que surgem desde o início do século, e as mudanças ambientais.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.