Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Salvador inaugurou o Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), no Bonfim. O novo parque urbano foi entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler. Voltado para a preservação e convervação da Mata Atlântica, o espaço que também poderá ser utilizado para o lazer e como escola de jardinagem e de educação ambiental. O centro ficará aberto para visitação de terça a sábado, das 8h às 17h.
Para a execução do projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), uma área verde de 13,8 mil metros quadrados foi requalificada e mais de R$ 10 milhões de investimento total para implantação da estrutura. A sustentabilidade ambiental foi um fator fundamental, além da conservação e recuperação do bioma natural de Salvador, com a instalação de painéis de energia solar, tetos verdes, iluminação natural e ventilação cruzada.
“Nos últimos anos, a nossa marca foi a implementação de novos parques, e a recuperação dos que já existiam. Também a urbanização de diversas lagoas, e a preservação, através do PDDU, de mais de 16 mil quilômetros quadrados de Mata Atlântica em nossa cidade. E é por isso que temos o título de capital nacional da Mata Atlântica. Nenhuma cidade no Brasil preserva tanto o seu bioma como Salvador. Há um ano, entregamos o Viveiro de Restinga, lá em Stella Maris. Agora, estamos entregando este centro”, destacou Bruno Reis.
Entre as novidades do espaço, o titular da Secis destacou a criação de uma biblioteca verde, com livros específicos sobre a Mata Atlântica para estimular a educação ambiental. “Uma iniciativa inovadora, não conheço outra igual no Brasil. Temos uma sala da Mata Atlântica e um mini horto para trabalhar a conscientização e a educação ambiental. Também vamos entregar em breve uma sala imersiva, que é outra novidade, que terá projeções de imagens e de áudio com conteúdos sobre preservação ambiental”, disse.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify