No dia 02 de fevereiro, em celebração a Iemanjá, milhares de pessoas levam oferendas em reverência à Rainha das Águas. Pensando nisso, a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o Terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, irá realizar a oficina de balaios sustentáveis em Salvador, no dia 30 de janeiro. A iniativa gratuita acontecerá no foyer da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com duas turmas, uma das 9h às 12h e outra das 13h30 às 16h30.
Quem ficará responsável pela oficina será o instrutor e artista plástico Babá Geri: filho de Yemanjá, babakekerê do Ilê Axé Ojú Onirê, diretor religioso do Afoxé Filhos de Gandhy e mestre na técnica do bordado barafunda. Durante a atividade, serão utilizados materiais em papel, promovendo técnicas de produção artesanal sustentáveis. Artesãos e artesãs de Salvador e Região Metropolitana podem se inscrever através do formulário.
A oficina é resultado do Projeto Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda no âmbito do Termo de Colaboração nº 048/2024 – CFA/SETRE, de fomento ao artesanato indígena e quilombola da Bahia e reafirmação das culturas dos povos e comunidades tradicionais. O projeto, que teve início em dezembro de 2024, contempla atividades de qualificação e comercialização do artesanato nos territórios Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Baixo Sul da Bahia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify