Na última semana, aconteceu o I Encontro Ibero-Americano de Cultura, na Casa das Histórias de Salvador. O evento promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) contou com a presença de autoridades culturais e especialistas oriundos de 19 países para apresentar paineis e rodas de conversa sobre oportunidades e desafios encontrados no desenvolvimento do setor.
Sob o tema central “Cultura e Desenvolvimento Sustentável para a Construção de uma Agenda Compartilhada”, a ocasião reuniu mais de 50 personalidades do segmento, incluindo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, e representantes da Fundação Palmares, Fundação Roberto Marinho, Universidade de Barcelona, além de membros regionais do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) de países como Espanha e Panamá.
No dia de abertura do encontro, o diretor-geral de Cultura da OEI, Raphael Callou, mencionou a importância de realizar o evento em Salvador e de inserir a capital baiana no debate cultural: “Aqui em Salvador, estamos falando sobre diversidade cultural, afrodescendência e decolonialismo. A gente comenta que a coisa mais característica da identidade cultural ibero-americana é a unidade na diferença. Isso aqui em Salvador é um lugar muito simbólico e a gente teve a oportunidade de aprofundar esse debate de maneira bastante interessante”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify