Os investidores baianos foram presenteados na última terça-feira (08) com palestra feita pelo time de gestão do XP Special Situations, composto por Felipe Manfredini, responsável pela distribuição de fundos, e Felipe Picchetto, do time de gestão do XP Special Situations. Os eventos realizados no Restaurante Barbacoa e no Auditório do CEO Salvador Shopping foram exclusivos para clientes da BP Investimentos.
Na oportunidade, o público conferiu tudo sobre a modalidade Special Situations, que faz parte de um universo que os especialistas chamam de “alternativos”, uma classe de investimentos em que permite acesso a possibilidades de investimentos que até então eram direcionados aos grandes bolsos, e que de alguma forma a XP Investimentos nos últimos anos conseguiu democratizar para os investidores qualificados e os profissionais.
Apesar da incerteza com o cenário atual, principalmente no exterior, Picchetto salientou na palestra que são nesses momentos que esse tipo de investimento possui maior atratividade. “É onde surgem as boas oportunidades de investimento, onde consegue-se bons pontos de entrada, melhores negociações com as companhias para obter melhores condições de taxa de crédito, uma opção de conversibilidade, eventual maior participação societária, ou seja, patamares de valuation nas companhias mais atrativas, justamente para conseguir maximizar valor e, num momento de retomada econômica, fazer o desinvestimento”, explica.
O Special Situations pode ser definido por situações que envolvam três principais pilares: necessidade imediata de capital pela empresa; complexidade de situações que inibem outros potenciais interessados no ativo; e diferentes níveis de conhecimento específico do ativo. Esses três pilares geram grandes oportunidades de investimento que oferecem altas taxas de retorno, mas que demandam equipes de gestão altamente qualificadas.
“Dentro do universo de Special Situations, existe a estratégia mezanino em que operações de dívidas podem se transformar em determinado momento em participação societária dentro da empresa, e com isso, há um mix das maiores vantagens da renda fixa que envolvem os prazos de pagamento e garantias com o melhor da renda variável, que é o seu potencial de alto retorno”, afirma Picchetto.
Felipe Manfredini, responsável pela distribuição de fundos, destaca que o momento atual é tomado pela incerteza, devido a maior volatilidade internacional e com um cenário de rápida elevação do nível de juros, mas pode ser visto também como oportunidade de ponto de entrada, dado que estamos concedendo sob modelo de agilidade e flexibilidade muito maior, acesso ao crédito para empresas que necessitem injeção de capital.
“O case de maior sucesso da XP Asset nessa estratégia foi do 3R, com entrada via crédito e sob uma cláusula de conversibilidade. Em agosto de 2019, foi realizado investimento através de um instrumento de debênture conversível, e aproveitando o momento estratégico de desinvestimento da Petrobras, identificamos uma oportunidade, pois conhecíamos bem esses campos que estavam sendo leiloados. Foi realizado o financiamento para compra de um campo específico no Rio Grande do Norte e desde o investimento, a empresa fez uma série de outras aquisições. Pouco mais de um ano, em setembro de 2020, converteram o crédito em participações, na sequência, realizado o IPO e em fevereiro de 2022, realizamos o desinvestimento. Foi uma transação em que o investimento realizado por meio da renda fixa, convertido em equity da companhia e com o desinvestimento na Bolsa, após o IPO, gerando retorno de seis vezes o dinheiro em dois anos e meio, mais de 100% ao ano”, conta.
Ricardo Ribeiro, CEO e Sócio-fundador da BP Investimentos, falou sobre a importância de eventos como esse para a Bahia. “Ficamos muito felizes em ampliar a visão do nosso cliente sempre trazendo o que há de melhor em alternativas de investimentos, mais que isso promovemos educação financeira, trazendo palestras com grandes nomes do Mercado, nosso objetivo é sempre fazer com que o investidor avance conhecendo todas as possibilidades”, finaliza.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.