MSC Seashore. Foto: Reprodução.
MSC Seashore. Foto: Reprodução.

No verão, a chegada de turistas na capital baiana é ainda mais intensa. Pessoas de várias regiões do Brasil e do mundo escolhem Salvador para passar as férias, descansar e curtir os ensaios, shows e festivais que tomam conta da cidade durante a alta estação. Somente na última quarta-feira (18), mais de 12 mil turistas desembarcaram no município pelo mar. As embarcações Aurora, Costa Firenze e MSC Seashore chegaram ainda pela manhã e atracaram no Terminal Marítimo de Passageiros, no Comércio.

A estimativa dos órgãos de turismo é que a cidade receba aproximadamente mais de 3 milhões de turistas entre dezembro deste ano até março de 2023. Desse modo, a ocupação hoteleira deverá alcançar entre 67% a 70%, enquanto a receita turística deve girar em torno de R$5 bilhões. A temporada de cruzeiros marítimos teve seu retorno no verão passado (2021/2022) ainda com dados tímidos por conta da influência direta da crise sanitária.

Entretanto, para o próximo verão, estão previstos para atracar no Porto de Salvador até o momento 77 navios, de acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O número é o maior desde a temporada 2014/2015, quando 74 navios atracaram no porto da cidade, e cerca de 45% superior na comparação com o número de atracações da última temporada antes do início da pandemia (2019/ 2020), quando 53 navios estiveram na capital baiana.

Ainda segundo a Codeba, a capacidade total de passageiros para a temporada 2022/2023 chegará a 309.337 pessoas, sendo o maior número desde o início da série histórica em 2004.

Cruzeiro em Salvador. Foto: Bruno Concha.
Turistas de cruzeiros em Salvador. Foto: Bruno Concha.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.