De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), Salvador teve uma queda de 4 pontos percentuais no número de pessoas desocupadas, a maior redução registrada entre as capitais brasileiras presentes na pesquisa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da pesquisa na sexta-feira passada (22).
No 2º trimestre de 2024 (maio, junho e julho) a taxa de desocupação foi de 15%, que caiu para 11% no semestre seguinte (agosto, setembro e outubro). A pesquisa indica que neste terceiro semestre a população ocupada em Salvador teve um aumento de 107 mil, chegando a 1,4 milhão de pessoas. Entre os setores econômicos em crescimento estão: trabalhadores de serviços, vendedores de comércios e mercados; trabalhadores qualificados, operários e artesãos da construção,das artes mecânicas e afins; e ocupações elementares.
“Identificamos setores estratégicos da cidade que estão em crescimento, como construção civil, energia solar, saúde, logística e varejo. Diante disso, criamos trilhas de formação para as pessoas nesses setores. Além disso, oferecemos toda a intermediação de mão-de-obra com o Simm. Ou seja, é o maior programa de capacitação da história de Salvador, e crescerá ainda mais a partir do ano que vem”, disse Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify