
Nesta quinta-feira (3), a companhia aérea panamenha Copa Airlines anunciou o retorno da sua operação em Salvador, após quatro anos de pausa. Serão quatro voos semanais interligando a capital baiana e o Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá. A retomada também marca uma ampliação nas conexões da cidade com outros destinos do continente, visto que, a partir de lá, é possível ir ara mais de 88 destinos em 32 países do Caribe e das Américas Central, do Sul e do Norte. O primeiro voo está programado para o dia 7 de janeiro.
Saindo de Salvador, milhares de baianos poderão viajar a países como Estados Unidos, Costa Rica, Canadá, México e todo o Caribe sem precisarem passar por um hub mais ao sul do Brasil, economizando assim tempo e tornando as passagens mais baratas. Os voos serão feitos pela aeronave Boeing 737-800, configuradas com capacidade para 160 passageiros.
“Para qualquer cidade brasileira esses voos seriam importantes, mas, para Salvador, ele é essencial. Somos hoje a cidade referência no mundo em afroturismo, somos a cidade mais negra fora da África. Com esse voo, a gente se conecta com todo o Caribe, com a África e, também, com o forte mercado de afroturismo dos Estados Unidos. Com isso, a gente mostra para o mundo quem é Salvador e toda a nossa força”, afirmou a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos.
Raphael de Lucca, Country Manager Brasil da Copa Airlines, destacou que a rota aprofunda inclusive as relações comerciais do Brasil com o Panamá. “Claro que quando a gente fala de um destino novo, a gente pensa logo no turismo, até porque a vocação natural da Bahia é o turismo. Mas, junto do turismo, também vem o comércio, e o Panamá está agora no Mercosul. Essa foi uma volta que foi trabalhada por muitas mãos e durante muito tempo, por isso quero agradecer a todos que estiveram envolvidos”, disse.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify