Point do Gigante – Mine’s di Buteco. Foto: João Botelho

Durante 30 dias, entre 11 de abril a 11 de maio, Salvador e Lauro de Freitas vão receber o maior concurso de botecos do Brasil, o Comida di Buteco, que chega a sua 25ª edição. Somando 60 bares participantes, o evento celebra a trajetória do concurso, reforçando o resgate cultural e o impacto positivo para o polo econômico de cada micro e macrorregião. Desta vez, o CDB traz spoilers acerca do concurso: petiscos inéditos; premiações históricas; imunidade para concorrentes; crescimento nas participações femininas; e escalada de estabelecimentos.

Durante o período do evento, o público e o corpo de jurados visitarão os bares participantes pelas ruas de Salvador e Lauro, votando em quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Cada iguaria inscrita no concurso terá um valor fixo de R$ 35, garantindo acessibilidade ao público e igualdade na competição. “A nossa expectativa para 2025 é alcançar 42 mil votos aqui em Salvador, consolidando de vez o concurso como uma das maiores disputas gastronômicas do país. Além disso, o impacto econômico estimado é de R$ 3,36 milhões, levando em conta o ticket médio dos clientes e o público que esperamos atrair”, explica Max Rogers, coordenador regional do Comida di Buteco.

O petisco tem peso de 70% da nota final, enquanto os outros critérios somam 10% cada. O voto do público vale 50% da pontuação total, e o dos jurados os outros 50%. O vencedor local se classifica para a etapa nacional, concorrendo ao título de “Melhor Buteco do Brasil”. Na última edição, houve um aumento de 38% na votação, atestando o engajamento crescente do público participante e microempresários locais. Além disso, a curva de participação feminina no evento obteve um “boom” arrebatador. Como resultado, este ano, 27 estabelecimentos concorrentes são liderados por mulheres.

“Este ano, estamos muito empolgados em comemorar os 25 anos do concurso com uma edição histórica. Conseguimos reunir 60 bares, superando a edição passada e mostrando como Salvador está cada vez mais abraçando a gastronomia raiz. A expectativa é enorme, e tenho certeza de que será um evento memorável, com a cidade inteira se envolvendo e vibrando com os sabores e talentos locais. Estamos prontos para celebrar essa grande festa e fortalecer ainda mais a cultura gastronômica da nossa cidade”, conta Rogers.

Point Campo Grande – Mamãe eu quero. Foto: João Botelho
Bar do Chico – Trilogia Suína. Foto: João Botelho
Max Rogers. Foto: João Botelho

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify