Centro Histórico de Salvador. Foto: Márcio Filho/MTur

Entre os dias 29 e 31 de agosto, a capital baiana vai sediar a 6ª Conferência Regional da Diáspora Africana. Com apoio da Secretaria de Promoção da Igualde Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (SEPROMI) e realizado pela União Africana, o evento vai reunir chefes de estado e representantes de países da África, das Américas e do Caribe, além intelectuais e representantes dos movimentos negro.

Na ocasião, serrão abordadas questões como memória, restituição, reparação e a causa pan-africana. O encontro também tem como objetivo fortalecer os laços entre os países do continente africano e suas diásporas, pavimentando o caminho para um futuro de solidariedade e cooperação. Sendo assim, uma oportunidade para aprofundar o diálogo sobre temas essenciais para a construção de sociedades mais justas e equitativas.

Segundo Ângela Guimarães, professora e secretária da SEPROMI, a Bahia é o local ideal para receber a Conferência em decorrência da sua rica herança cultural afro-brasileira. Além disso, ela reforça que a iniciativa reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial e o reconhecimento da contribuição da diáspora africana para a nossa identidade.

“É uma honra para Salvador, a cidade com maior população negra fora do continente africano, ser a escolhida para sediar de forma inédita esta Conferência Regional da Diáspora Africana apontando para o fortalecimento do multilateralismo, a ampliação dos laços culturais e econômicos, bem como da cooperação entre os países africanos e da diáspora”, afirma Ângela.

Ângela Guimarães. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify