Entre os dias 27 e 29 de maio, a capital baiana vai receber a terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20, no Centro de Convenções de Salvador. O evento vai discutir ações do grupo com relação à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Enquanto em Salvador, o Grupo de Trabalho vai apresentar quatro estudos. Dentre eles, o Banco Mundial preparará um relatório sobre políticas de inclusão para Mulheres e Grupos Marginalizados; a Unicef, um relatório sobre o combate à pobreza infantil e às desigualdades por meio de políticas inclusivas; a OIT e o Ipea, um relatório sobre a redução das desigualdades raciais no mundo do trabalho; a Cepal, um relatório sobre o custo das desigualdades.
Além disso, também vão abordar a promoção da cooperação trilateral, modelo que envolve dois ou mais parceiros e pode garantir uma participação maior de cada uma das partes, de forma que todos se beneficiem conjuntamente. Vale lembrar, que o Brasil conta com parceiros tradicionais do modelo como Alemanha, Japão, França e o Reino Unido.
O GT de Desenvolvimento do G20 também debate o financiamento do acesso universal à água e ao saneamento, em nota conjunta com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério das Cidades. Assim, o grupo está negociando um “Chamado a Ação” que focará nas necessidades de comunidades isoladas, como as quilombolas e indígenas, e áreas rurais, bem como nas necessidades específicas das mulheres e meninas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify